21 de out. de 2021

EDUARDO COUTURE / 3º Mandamento - Trabalha

 





- por Pedro Luso de Carvalho


O advogado sabe que o exercício da advocacia não tem o fascínio que muitas vezes é mostrado em filmes e romances. E, por outro lado, não se pode dizer que o advogado leva uma vida de aventuras, e que pratica atos heroicos; ao contrário, o seu dia-a-dia é, muitas vezes, monótono, quando passa horas e horas na frente de papéis, analisando-os, para ver se alguns desses documentos podem ajudá-lo na ação que vai ajuizar em nome de seu cliente, para defender direito supostamente desrespeitado.

Eduardo Couture, que foi um dos mais importantes processualistas sul-americanos, conhecia de perto essa realidade, e, como jurista e professor que era, não poderia guardar para si essa vivência, o que não é de se estranhar pelo natural cacoete de quem exerce tais atividades, e que, justamente em razão de sua experiência elaborou o terceiro dos dez mandamentos do advogado (“III. Trabaja. La Abogacía es una ardua fatiga puesta al servicio de la Justicia”); vejamos, pois, o seu terceiro mandamento (In COUTURE, Eduardo. Os Mandamentos do Advogado. Tradução de Ovídio A. Baptista da Silva e Carlos Otávio Athyde. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1979), como segue:



                                    [ESPAÇO DO 3º MANDAMENTO]



                                                    "TRABALHA"

                                                                 (Couture)



Quem quiser saber em que consiste o trabalho do advogado, deverá compreender o seguinte: de cada cem assuntos que passam pelo escritório de um advogado, cinquenta não são judiciais. Trata-se de conselhos, orientações e ideias em matéria de negócios, assuntos de família, prevenção de futuros litígios, etc. Em todos esses casos, a ciência cede lugar à prudência. Dos dois extremos do dístico clássico que define o advogado, o primeiro predomina sobre o segundo, e o ome bueno se sobrepõe ao sabedor del derecho.

Dos outros cinquenta, trinta são rotineiros. Consistem em pesquisas e buscas em cartórios, pedidos de documentos, questões de jurisdição voluntária, defesas singelas ou processos sem oposição. Nessa atividade não contenciosa, o gabinete do advogado pode transformar-se num escritório de tramitação de documentos. Seu lema poderia ser, então, como o das grandes companhias que produzem artigos domésticos: more and better service for more people.

Dos vinte restantes, quinze oferecem alguma dificuldade e exigem um trabalho mais intenso. Contudo, ainda se trata de uma espécie de dificuldade e exigem um trabalho mais intenso. Contudo, ainda se trata de uma espécie de dificuldade que a vida nos oferece a cada passo e que a dedicação e o esforça de um homem laborioso e inteligente são acostumados a vencer.

Nos cinco restantes, encontra-se a essência mesma da advocacia. São os grandes casos da profissão. Grandes, não certamente por sua expressão econômica, senão pela magnitude do esforço físico e mental que exigem do profissional. Causas aparentemente perdidas, por cujas fissuras penetra um raio de luz através do qual o advogado abre seu caminho; questões complexas que devem ser sustentadas por meses e por anos e que exigem um sistema nervoso equilibrado, sagacidade, altivez, energia, previsão, autoridade moral e fé absoluta no triunfo.

A perícia no trato desses complexos assuntos outorga ao advogado o título de princeps fori. A Opinião pública julga o trabalho do advogado, e sua dedicação a ele, com o mesmo critério com que confere o título de campeões olímpicos: pela reserva de energias para decidir a contenda no momento final”.




________________________//________________________





Um comentário:

  1. Interessanti da leggere le incombenze dell'avvocato e la loro ideontologia lavorativa, vedo che è multidiscioplinare uguale a quella degli atleti che, devono rispettare delle regole per affermarsi. Grazie delle tue informazioni perché si diventi principe del foro amico Pedro. E' bello leggerti perché affronti argomenti importanti della vita che nelle poesie. Grazie ed un affettuoso saluto di buon week end, Grazia.

    ResponderExcluir

O seu comentário será postado em breve. Obrigado.